fbpx

História e Curiosidades Sobre Saraswati Devi

Saraswati Devi

 

Saraswati é venerada pelos seguidores do Sanatana Dharma (Hindus) como a epítome da fala e do conhecimento. Ela rege as artes, música, filosofia, criatividade, sabedoria e aprendizado. Saraswati é a consorte de Brahma e forma a Tridevi juntamente com Lakshmi e Parvati. Considerada como a mãe dos Vedas, Vasanti Panchami (quinto dia da primavera) é um dia especial dedicado a Saraswati, nesse dia, crianças pequenas começam aprender a ler e a escrever.

 

A beleza de Saraswati

Saraswati é descrita como uma belíssima mulher vestida de branco e sentada em um lótus, adornada com um mala de cristal e um rio de águas límpidas correndo próximo. Com uma Veena  em suas mãos e um pote de água ao seu lado, o seu veículo é um cisne branco.

 

Maha Saraswati é considerada como uma das nove formas de Durga que são veneradas como poderosas e invencíveis deidades. Esses são os aspectos da grande Mãe Divina que ajuda a manter o equilíbrio do universo. A Saraswati também são associados os poderes de cura e purificação.

 

A História de Saraswati

Saraswati é intimamente associada ao antigo rio que possui o seu mesmo nome. Ela apareceu quando Brahma criou o universo para guiar a humanidade na busca de conhecimento durante a permanência destes na terra.

 

Oferendas para Saraswati

O dia de Saraswati é celebrado com um puja no qual livros são oferecidos a Saraswati para que ela os abençoe. Tradicionalmente o murti de Saraswati é vestido com roupas brancas ou amarelas, também são oferecidas flores, doces e outros alimentos amarelos. Mantras são entoados e lamparinas de manteiga Ghee e incenso são oferecidos.

 

Todos aqueles que adoram Saraswati são abençoados com inteligência, sabedoria, boa memória e inspiração. Saraswati abençoa todos os tipos de artistas com criatividade e excelentes performances.

 

ऐं महासरस्वत्यै नमः ||
Om Aim Mahasaraswatyai Namah |

 

 

Estatueta de Saraswati Bronze

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *